lundi 23 février 2015

The Guide to Study in France - Estudar na França - Pt 1



Estudar na França: Leia o guia em português no fim do post :)

Hello guys! A lot of people ask me about the process I did to study in France, so I want to share a It is Paris Time Guide for the foreigner student in France (wow that's a long name! haha) I prepared for you, sweet you, that dreams to be a student in the city of lights. 
I divided this Guide in many articles, and this is the first one with the first steps. Let’s go :

First of all, answer me honestly: Do you speak french?

If the answer is nogreat ! Yes, that’s not a problem. We usually go to another country to learn their language, right ? France is not different. So, this first article is for you that wants to study this amazing language. And here’s what you'll need to do :

First of all, you have to pick a school. This part is not easy nor cheap, but it depends also on how much time you want to study in France and how much money you have to invest in it. You’ll have to choose a school from this list and contact them (by email or phone, in english) to do a inscription or a pre-inscription, which will be confirmed with a letter you’ll have to present (original letter, not copy) in your interviews for the visa.

Attention: Be sure to confirm with Campus France in your country how many hours per week of class are necessary before doing your inscription; in Brazil, for example, they require a 20 hours/week class as a minimum to apply for the visa.

Which school did I choose ?
Between all the options, I chose Le Cours de Civilisation Française de la SorbonneI did a semester there, and it was amazing, I’ve learned A LOT. Since I didn’t speak a word of french when I arrived and now, one year later, I do, I can affirm the classes were crucial to me. They have all sorts of french levels and durations to choose from. To see all their programs click here. I’ll write an article about all my experience at the school soon :)

My graduation day - A ceremony at the Amphitheatre de la Sorbonne

After choosing the school, what do I do ?
Go to the Campus France website, and go to ‘Study in France’ menu. Or just click hereCampus France is the official organisation from France that takes care of all the preparation for students visas. Before you go to the French Consulate in your country, you’ll have to pass by Campus France, and do several steps to finally go to the consulate and demand your visa. The steps include : fill up many forms online to create a dossier with all your informations and previous activities, the payment of a tax, an interview with a member of Campus France, and only then, an interview with the consulate. Of course, this is a process required only for non-europeans, and it can vary depending on your country. To start your application go here.

How long does it take to get a visa in France ?
If you do all the process correctly, and provide all the documents they demand, it usually takes 2 months. Mine took 2 months and I was not working nor studying while doing it. It can be a little more or a little less depending on your country and your situation, but it takes more than a month, at least. So I don’t advise you to buy your plane tickets before having your visa, or at least, before starting the process. I did it, and I had to change it because my visa was not going to be ready by the day of my flight, not cool!

If everything goes right (lets hope it does), you’ll receive your visa soon! But your legal obligations won’t stop there : when you arrive, you’ll have one last appointment at the OFII, the office of immigration to do register your arrival (that actually depends on the time you'll stay, maybe you won't need this part).

After all this long (and not so fun) process, you’ll be ready to go to Paris! Reminder: if you have a visa longer than 6 months, you can renew it while you’re still in Paris, to know more about it, here’s an article.

If you need to find a place to stay, click here to see my article about it.

If you already speak french and you want to know more about doing a Bachelor's Degree or a Master at a french University, read my article here.

If you have any doubts/suggestions about this article, write to me on the comments below or find me on FacebookInstagram or email me.

Bisous and see you soon!
Ana 

Em português:


Olá pessoal! Um monte de gente me pergunta sobre o processo que eu fiz para estudar na França, por isso eu quero compartilhar com vocês o Guia do estudante estrangeiro em França do It is Paris Time que eu preparei para você, doce você, que sonha em ser um estudante na cidade luz. 
Dividi o Guia em varios artigos, e este é o primeiro com os primeiros passos. Vamos lá:

Primeiro de tudo, me responda sinceramente:  Você fala francês?

Se a resposta for não, ótimo!  Sim, isso não é um problema. Nós normalmente vamos para outro país para aprender a língua, certo? A França não é diferente. Então, este primeiro artigo é para você que quer estudar essa língua incrível. E aqui está o que você precisa fazer:

Primeiro de tudo, você tem que  escolher uma escola.  Esta parte não é fácil nem barata, mas depende também de quanto tempo você quer estudar na França e quanto dinheiro você tem para investir. Você terá que escolher uma escola  a partir desta lista  contatá-los (por e-mail ou telefone, em Inglês) para fazer uma  inscrição  ou uma pré-inscrição,  que será confirmada com uma carta que você terá que apresentar  (carta original, nada de cópia) em suas entrevistas para o visto.
Atenção: Certifique-se de confirmar com Campus France em seu país Quantas horas por semana de aula são necessários antes de fazer a sua inscrição; no Brasil, por exemplo, eles exigem a / aula por semana 20 horas, no mínimo, para solicitar o visto.


Que escola que escolhi?
Entre todas as opções, eu escolhi  Le Cours de Civilisation Française de la Sorbonne.  Eu fiz um semestre lá, e foi incrível, aprendi muito. Condierando que eu não falava uma palavra de francês quando eu cheguei e agora, um ano depois, eu falo, posso afirmar que as aulas foram fundamentais  para mim. Eles têm todos os tipos de níveis de francês e durações para escolher. Para ver todos os seus  programas, clique aqui. Vou escrever um artigo sobre toda a minha experiência na escola em breve :)

IMG_1540
Minha formatura - Uma cerimônia no Anfiteatro da Sorbonne

Depois de escolher a escola, o que eu faço?
Acesse o site do Campus France, e vá em 'Estudar na França'. Ou é só  clicar aqui.  Campus France é a organização oficial da França que cuida de toda a preparação para vistos estudantis. Antes de ir ao Consulado Francês, você vai ter que passar pelo Campus France, e realizar várias etapas para finalmente ir ao consulado e pedir seu visto. As etapas incluem: preencher formulários on-line para criar um dossiê com todas as suas informações e atividades anteriores, o pagamento de uma taxa, uma entrevista com um membro do Campus France, e só então, uma entrevista com o consulado. É claro que este é um processo necessário apenas para os não-europeus, e pode variar dependendo do seu país. Para começar sua candidatura, clique aqui.

Quanto tempo leva para se obter um visto francês?

Se você faz todo o processo corretamente, e fornecer todos os documentos que eles exigem,  normalmente leva 2 meses.  O meu levou 2 meses e eu não estava trabalhando, nem  estudando enquanto fazia todo o processo. Pode ser um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da sua situação, mas é preciso mais do que um mês, pelo menos. Então, eu não aconselho a comprar seus bilhetes de avião antes de ter seu visto,  ou, pelo menos, antes de iniciar o processo.  Eu fiz isso, e eu tive que mudá-lo porque meu visto não ia ficar pronto até o dia do meu vôo, nada legal!

Se tudo der certo (vamos esperar que sim), você vai receber o seu visto em breve! Mas as suas obrigações legais não pararão por aí: quando você chegar,  você terá uma última consulta no OFII, o escritório de imigração, para fazer registrar sua chegada (que, na verdade, depende do tempo que você vai ficar, talvez você não precise realizar essa parte).

Depois de todo esse longo (e não tão divertido) processo, você estará pronto para ir para Paris!
Lembrete: se você tiver um visto de mais de 6 meses, você pode renová-lo enquanto você ainda está em Paris, para saber mais sobre, aqui está um artigo.

Se você precisa encontrar um lugar para ficar, clique aqui para ver o meu artigo sobre moradia.

Se você já fala francês e quer saber mais sobre como fazer uma graduação ou pós-graduação/mestrado em uma universidade francesa, leia o meu artigo  aqui.

E, se você tiver qualquer dúvida/sugestão sobre o guia, me escreva nos comentários abaixo ou me encontre no Facebook, Instagram  ou no e-mail.

Bisous e até breve!
Ana 

0 comments:

Enregistrer un commentaire

Copyright © 2014 It Is Paris Time